VENDA APENAS PARA CNPJ!
Encontre os melhores rótulos para sua empresa!
06/02/2024

Conheça o produtor: Bodega Tapiz

 

 

A história da Tapiz começa como a de muitas vinícolas atuais. Seus proprietários, a médica Patrícia Ortiz e seu marido, o advogado Jorge, ambos argentinos, moravam nos Estados Unidos quando apaixonaram-se definitivamente pelo vinho. Durante cinco anos, participaram de jantares semanais entre amigos onde os anfitriões eram responsáveis pela preparação de um prato de determinada região e os demais, pelos vinhos do local. 

 

De volta à Argentina, seguindo com seus respectivos trabalhos, Patrícia e Jorge começam sua aventura como vinhateiros. Em 1993, adquirem uma pequena propriedade de terra em Tupungato, no Vale do Uco, onde plantavam uvas e vendiam a vinícolas locais. Frustados por não verem o esforço do seu trabalho nas taças, dão o próximo passo no início da década de 2000, comprando a atual vinícola da Tapiz, em San Pablo, também no Uco, dos americanos da Kendall Jackson. Atualmente, a Tapiz tem mais de 1000 hectares de vinhedos, divididos em diferentes regiões do país vizinho. 

 

Uma das mulheres mais importantes do vinho sul-americano

 

Patrícia Ortiz dirige a Tapiz desde o ano de 2003. Em um ambiente masculino como o do vinho, a médica sempre transitou com naturalidade, chegando, em 2019, à presidência da Bodegas de Argentina, a principal entidade que reúne as vinícolas que operam no país. 

 

Patrícia tem, em seus pilares, fazer vinhos com elegância e identidade, usando técnicas que respeitem o meio-ambiente e reflitam o terroir. Para isso, elabora vinhos também em Alto Agrelo, sob a marca Zolo, e na Patagônia, onde tem o projeto Wapisa. 

 

A dupla de enólogos com mais de sete décadas de experiência

 

À frente da equipe técnica, Patrícia conta com dois nomes de peso da enologia mundial. Responsável técnico do projeto, o enólogo Fabian Valenzuela conta com mais de 30 anos de experiência, tendo começado sua carreira nas igualmente famosas Balbo e, depois, Catena. Fabian foi o responsável por tornar, desde o início do projeto, os vinhos da Tapiz competitivos no mercado internacional, sendo representativos do potencial vinícola argentino. 

 

A partir de 2012, a vinícola contrata um reforço de peso. Atenta à tendência cada vez mais presente de vinhos elegantes e complexos, Patrícia contrata, com exclusividade para a Argentina, a consultoria de Jean Claude Berrouet, francês que por 44 safras foi o responsável pelos vinhos do Chateau Pétrus, um dos melhores e mais caros do mundo. Segundo Patrícia, a contratação de Jean Claude foi um simples exercício de lógica: se o estilo cada vez mais consolidado é o de vinhos mais elegantes e complexos, devemos buscar quem mais entende, no mundo, desse estilo. 

 

Os vinhedos de altitude de San Pablo

 

A principal propriedade da Tapiz fica em San Pablo, no Vale do Uco, uma região mais úmida e fria da zona que se caracteriza também pela grande amplitude térmica entre o dia e a noite. Os vinhos de San Pablo são muito aromáticos, com muitas notas florais e frutadas, e um ótimo equilíbrio entre acidez e álcool. 

 

As principais variedades cultivadas nos 452 hectares da Tapiz na região, a 1350 metros acima do nível do mar, são as tintas Malbec, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.

 

Os ícones Black Tears e Las Notas de Jean Claude

 

Dentre os vinhos da Tapiz, destacamos dois rótulos icônicos. Black Tears, que significa Lágrimas Negras, é um Malbec corpulento, de cor praticamente negra, mas que consegue unir com muita classe toda esta força em um conjunto muito bem balanceado. Já Las Notas de Jean Claude é um corte supervisionado pessoalmente por Jean Claude Berrouet que utiliza, como não poderia deixar de ser, a Merlot como estrela principal, tal qual acontece nos seus vinhos da Pétrus. É fino, elegante e intenso, com enorme potencial de guarda.